Pages

sábado, 17 de abril de 2010

Tecnologia: Um recurso indispensável

A tecnologia é um recurso indispensável para as pessoas atualmente, é difícil tentar imaginar como seria a vida sem este instrumento, que tornou-se aliado de muitas pessoas em diversas áreas do conhecimento. Os computadores, celulares, ipod, pen drive e outros podem ser desconhecidos ou difícil de compreender e manusear para as pessoas que nasceram em outra época, mas para crianças e jovens é algo muito simples e atraente.
Através deste encantamento e interesse das crianças, jovens e também adultos em utilizar as tecnologias, o computador e os seus softwares educacionais são um agente facilitador que transformam e aproximam estes seres as suas possíveis dificuldades de aprendizagem, que podem auxiliar ou prevenir estes possíveis problemas.
A informática e consequentemente os softwares abertos e fechados possibilitam que as pessoas que estão envolvidas no processo de ensino com o auxílio do computador desenvolvam diferentes aspectos e que são extremamente importantes para o crescimento e para a aquisição da construção de conceitos. Mônica Figueiredo acredita que:
"A informática, quando utilizada num enfoque psicopedagógico, é um instrumento importante para facilitar a construção das funções: percepção, cognição e emoção. Ela possibilita o desenvolvimento do aprendiz unindo corpo-mente-emoção.
Estimula ainda funções neuropsicomotoras que envolve diferentes aspectos: discriminação e memória auditiva e visual; memória sequencial; coordenação viso-motora; ativação dos dois hemisférios cerebrais (textos e imagens de forma combinada); orientação espaço/temporal; controle de movimentos". (MONICA FIGUEIREDO, 2007)
Estes seres que estão envolvidos nesta abordagem e proposta de trabalho estão trabalhando com suas dificuldades e inconscientemente solucionando as possíveis dificuldades através da representação visual que passa ao real, simbolizando, internalizando, comparando e lidando com as situações de criação, curiosidade, autonomia e outras questões que podem ser reparadas com uma metodologia significante.
“O psicopedagogo precisa conhecer os recursos da tecnologia para escolher aqueles que poderão servir a seus claros propósitos práticos e teóricos”. (FAGUNDES, 1994).
Sendo assim, a tecnologia é um recurso importantíssimo para os possíveis problemas de aprendizagem que algumas pessoas podem apresentar, um instrumento que possibilita a transformação e libertação dos seres humanos em relação à aprendizagem e também a auto-estima.

Referência Bibliográfica

FAGUNDES, L. C. (1994). Em busca de novos recursos para ajudar o desenvolvimento cognitivo de crianças surdas: uso do computador e comunicação a distancia. In: ALENCAR, Eunice Soriano de (org). Tendências e desafios da educação especial. Brasília, Secretaria da Educação Especial (SEESP).

http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/artigos_monica_informatica.htm

Um comentário:

Elisângela Ribas disse...

Oi Pati,
muito interessante tua reflexão.
Além de poder 'tratar' alguns problemas de aprendizagem, através do computador a criança pode nos dar indicativos que possibilitará auxiliar no tratamento, pois através do mundo virtual ela pode sentir-se mais a vontade para expor situações reais.

Gostei muito da tua foto do perfil, está linda!

Fiquei pensando sobre o título do blog, claro que gosto, mas se for dar continuidade a ele durante o curso talvez tenha que ser algo mais abrangente, pois a tecnologia é uma das áreas estudadas... fique à vontade para escolher.

super beijo, o blog está 10 mesmo!!!

Postar um comentário